Moção de Apoio
A luta estudantil está longe de ser confinada aos muros da Universidade ou mesmo à fronteiras de um país. As dinâmicas de privatização do ensino superior estão presentes em todo mundo. Se nós por cá lutamos contra o processo de Bolonha e o seu real significado no que diz respeito à reconfiguração do ensino superior num mercado de diplomas académicos, a mesma luta faz-se também do outro lado do Atlântico.
Devido ao conjunto de decretos do governador de centro-direita do estado de São Paulo, a autonomia universitária – garante de um ensino universal de qualidade - está em risco.
Como forma de contestação várias universidades brasileiras estão neste momento a ser ocupadas pelos estudantes.
Face à ofensiva mediática, política e mesmo policial que hostiliza estas acççõese, o Grupo de Acção Estudantil (GAE - http://gae-iscte.blogspot.com/) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) de Lisboa, Portugal, vem declarar o seu apoio e solidariedade aos estudantes das universidades públicas do estado de São Paulo na luta pela preservação da autonomia da universidade.
Acreditamos que a vossa luta é também a nossa.
GAE - ISCTE - LISBOA
30 de maio de 2007
MOÇÃO DE APOIO ÀS OCUPAÇÕES DAS REITORIAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE S. PAULO
Publicada por Grupo de Acção Estudantil do ISCTE à(s) quarta-feira, maio 30, 2007 0 comentários
Etiquetas: ensino superior, luta, ocupação USP
29 de maio de 2007
SEJAMOS REALISTAS FAÇAMOS O IMPOSSÍVEL III
Publicada por Grupo de Acção Estudantil do ISCTE à(s) terça-feira, maio 29, 2007 0 comentários
Etiquetas: ensino superior, ocupação USP
SEJAMOS REALISTAS, FAÇAMOS O IMPOSSÍVEL II
Publicada por Grupo de Acção Estudantil do ISCTE à(s) terça-feira, maio 29, 2007 0 comentários
Etiquetas: ensino superior, ocupação USP
SEJAMOS REALISTAS, FAÇAMOS O IMPOSSÍVEL I
FOLHA DE SÃO PAULO (uma espécie de Público) - 16/05/2007 - 22h23
Alunos decidem manter ocupação na USP mesmo após reintegração de posse
Os alunos da USP (Universidade de São Paulo), que ocupam o prédio da reitoria desde o último dia 3, decidiram continuar no local mesmo após a Justiça ter determinado na tarde desta quarta-feira a reintegração de posse imediata.
A reitoria da universidade entrou com o pedido de reintegração na manhã de hoje e, por volta das 18h, a Justiça enviou aos alunos um ofício determinando a saída.Os ocupantes da reitoria decidiram que vão manter-se no prédio após a realização de uma assembléia na noite desta quarta.
Os universitários também decidiram pela greve estudantil na quinta-feira (17) e a realização de um ato, juntamente com sindicatos de servidores de universidades de São Paulo, do vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) até a Assembléia Legislativa.
Os alunos ocuparam o local por não terem sido recebidos pela direção da universidade para entregar uma carta com várias reivindicações, entre elas mais moradias estudantis, reformas em prédios da universidade e um posicionamento oficial da reitoria a respeito dos decretos do governador José Serra (PSDB), entre eles o que criou a Secretaria de Ensino Superior.
Na terça-feira (15), a USP informou que entraria com medidas judiciais contra o grupo de alunos que invadiu o prédio da reitoria.GreveAlém da manifestação dos universitários, funcionários da USP iniciaram um protesto nesta quarta.
Eles entraram em greve para reivindicar a contratação de professores, o reajuste salarial e a manutenção dos prédios. O movimento também repudia o processo de terceirização na universidade.Segundo a Adusp (Associação dos Docentes da USP), os professores farão no próximo dia 23 uma paralisação e uma assembléia para discutir a adesão à greve.
Publicada por Grupo de Acção Estudantil do ISCTE à(s) terça-feira, maio 29, 2007 0 comentários
Etiquetas: ensino superior, luta
28 de maio de 2007
ELEIÇÕES DA AE ISCTE
Nos dias 23 e 24 de Abril, foram eleitos os orgãos sociais da Associação de Estudantes do ISCTE: a Direcção, a Mesa da Assembleia Geral de Alunos e para o Concelho Fiscal.
Concorreram três listas: lista U, lista @ e lista M.
Como muit@s de vocês sabem, uma grande maioria da malta que pertence ao GAE, integrou a lista @. Fi uma experiência, a todos os níveis, enriquecedora. Muita gente se envolveu connosco na campanha, travaram-se alguns conhecimentos, e tivemos um contacto directo com muito daquilo que preocupa @s estudantes do ISCTE. Só por isso, vale a pena toda a exigente preparação da campanha, bem como, os dois dias de eleições em si!
O objectivo da vitória não foi alcançado, ganhando a lista U. Face à fraca participação, no entanto superior aos restantes anos, esta lista arrecadou cerca de 70% dos votos para os três orgãos.
Mas com certeza, que outros objectivos a que nos propusemos o foram! Nomeadamente, a campanha da lista @ foi uma extraordinária oportunidade para darmos a conhecer o GAE, e para que @s estudantes passassem a ver o GAE como um possível recurso sempre que sentem necessidade duma efectiva e consequente representatividade.
Este post vem muitooo tarde, e por isso pedimos desculpa!
O GAE retoma assim, em final de ano académico, a "actividade"!
Publicada por Grupo de Acção Estudantil do ISCTE à(s) segunda-feira, maio 28, 2007 0 comentários
Etiquetas: campanha eleitoral pra AE, ensino superior



