Demolições na Damaia
Hoje e amanhã, e apenas dois dias depois da manifestação pelo Direito à Habitação, a câmara da Amadora está a proceder à demolição de casas no bairro social do Alto da Damaia.
Das 480 pessoas que lá vivem, 80 não estão abrangidas pelos programas de realojamento, ficando portanto sem sítio algum para viver. Entre elas encontra-se um casal originário de Cabo Verde, que vive em Portugal há cerca de dez anos e que tem quatro filhos, um deles deficiente. Numa outra casa vive um senhor doente com um familiar. Tal como muitos outros, nenhum tem qualquer possibilidade de arranjar outra casa. Apesar disso, muitas famílias tinham já ontem abandonado as suas casas, intimadas pela polícia a retirarem os seus pertences e saírem, mantendo-se a polícia no local numa atitude intimidatória, certificando-se da saída dos habitantes, segundo os próprios contaram.
Uma vez que se sentiam apoiados por pessoas de fora, nomeadamente activistas da plataforma artigo 65, duas famílias decidiram lutar pela sua habitação, estando dispostas a resistir de todas as formas pela única casa que têm.
Alguns meios de comunicação responderam à chamada, o que ajudou a refrear a polícia e os funcionários da câmara municipal, que começaram as demolições pelas casas vazias, numa vã tentativa de afastar os activistas solidários e as televisões, tendo mesmo garantido a um operador de câmara que não iriam demolir as casas com habitantes. No entanto, foi ouvido um agente a dizer a outro que os trabalhos iriam continuar hoje às sete da manhã.
Hoje manteve-se a presença de activistas no local, conseguindo-se adiar novamente as demolições. É mesmo importante estarem lá todas as pessoas possíveis para ajudar aquelas famílias. Lanço aqui o apelo à solidariedade de todos os que queiram ajudar a defender aquelas casas. Apareçam!!!
28 comentários:
olha eu :)
foi grande cena
Portugal aos portugueses!
da a cara palhaço .l.
(para o anonimo)
pois é este pessoal é muito corajoso mas depois refugia-se no anonimato para dizer barbaridades...dá a cara, ó cobardE!
como sabes tu que não são portugueses? espero que não seja pela cor da pele, ou outra coisa parecida...
eu estava la e sei.
mas não é por isso é so pela frase que escreves-te. pu percebes. se um dia quiseres falar rente a frente avisa.
Falo ctg qd quiseres... o meu número é 968683857... Filipa!
Filipa?????
acredita que não te queres meter por esse caminho. mas deixa estar que amanha ja te ligo e logo falamos.
o gae e um bom esforco sem duvida. mas no iscte so ha dois objectivos: fazer dinheiro e festas. tudo o que seja menos do que uma revolucao espiritual ha d parecer smp pouco, infeliz/.
só uma pergunta o primeiro anonimo e o mesmo que o segundo?
claro que nao oh toto...
o primeiro é de um fascista qualquer e o segundo nao. e por favor parem com as guerrinhas aqui no blog.. supostamente é um espaço de partilha de opinoes, sem ofensas.
.........
jose de facto o iscte é isso...
mas temos que criar alternativas..
A revolução espiritual, nao acontece de um dia para o outro, custa a preparar:)
beijinhos
ai e? inda tou com esperanca...
Tou ainda à espera que me telefonem...
Vocês são uns rotos... hahahaha :D
Agora onde está a coragem?
estou sem saldo :p
mas eu ligo-te esta prometido
n damos a cara dizes tu ó jorjucho? entãoe tu quem és..pelo que vejo o anonimo divulgou o seu nº de tlm, e tu? como te identificas por esse nome jorjucho???isso pode ser uma alcunha...n ha nada aqui que vos identifque obrigatoriamente e o faça corresponder à realidade...enfim..tudo o que voces dizem está ao mesmo nivel dos anonimos como eu...olha pra ti antes de criticares os outros...
só esclarecer uma coisa.. o jorge nao é membro do gae. a malta do gae é pacifica, e nao quer fumentar esta agressividade toda...
..................................
jose se quiseres participar em alguma das nossas iniciativas vir a uma reuniao ou só mm beber um café com a malta é só nos enviares um mail.
sou o jorge
apesar de não ser do gae posso vir ca e comentar o que quiser.
ainda não me esqueci de te telefonar fica descansado
Descansada...
Ass. Filipa
P.S. Devia era haver no ISCTE gentes como os Santa Combadenses que defenderam salazar até à última! Salazarismo sim, 25 de Abril nunca mais!
Ass. Filipa
deviam era ser erradicados os nazis como tu nao so do iscte mas de todo o lado mesmo..aprendam que somos todos iguais, aceitem que as vossas teoriazinhas nao fazem qualquer sentido..e muito menos têm futuro.
aproveito para informar que, infelizmente, as casas que ainda não tinham sido demolidas foram deitadas abaixo na ultima quinta feira, aproveitando a camara da amadora uma altura em que nao havia televisoes a acompanhar os moradores...e muitos deles ficaram mesmo sem um tecto, algo que segundo a constituição portuguesa, que muitos de vós tanto enaltecem, consagra como um direito de tod@s:
artigo 65:
Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
é de facto triste que estas situaçoes se mantenham.
Portugal é so dos portugueses!
NÃO!!!!!
portugal é só teu!!!ke tal?
vai.te embora ó facho!
sabes que o GAC (do qual parece haver bastantes adeptos dentro dos visitantes do blog) cantava assim:
"ó machado vai.te embora que nós não te queremos cá!
nós estamos vigilantes e o fascismo não passará!"
...portanto..desinfectem. ou vao brincar aos nacionalismos para outro lado.
eu ja te digo de quem é portugal ó facho
a malta q ca comenta e crianca agora responder assim n ajuda la muito... se e pa resp assim mais vale n terem comentarios....perco a vontade de comentar eu mesm...e tb nao gosto de nacionalistas.
Enviar um comentário