9 de março de 2007

PROTESTOS DE ESTUDANTES


Mais de 10 mil estudantes manifestaram-se ontem em Atenas e Salónica contra o projecto de reforma universitária do Governo conservador, aprovado hoje no parlamento. 40 pessoas foram presas e 10 feridas na sequência de confrontos com a polícia. Estudantes e professores contestam a lei que abre a porta às universidades privadas, impõe um prazo para a conclusão dos cursos, acaba com a gestão democrática das universidades e permite à polícia entrar nas instituições de ensino superior. O parlamento grego aprovou hoje a lei da reforma universitária com 164 votos a favor, 117 contra e 19 abstenções.
Desde há mais de dois meses, professores universitários e estudantes manifestam-se todas as semanas contra esta reforma que prevê a instauração de prazos para a obtenção dos diplomas e permite a criação de universidades privadas, até agora inexistentes na Grécia.
No dia em que a lei foi aprovada, milhares de estudantes manifestaram-se nas ruas das duas principais cidades gregas: Atenas e Salónica. Durante as manifestações ocorreram violentos confrontos com a polícia, tendo resultado em 10 feridos e 40 detidos.



10 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto é falso... é a contra-informação!

Anónimo disse...

ah sim? como assim? o que estás a dizer é que isto não se passou?
não é preciso andar muito embrenhado em busca das noticias mais rigorosas, pra saber que o movimento estudantil na Grécia está, com todas as reformas do seu ensino superior, desda há cerca d dois anos pra cá, numa verdadeira convulsão.
e ainda bem!

Anónimo disse...

convulsão????

Grupo de Acção Estudantil do ISCTE disse...

Confesso que por momentos achei que me tinhas apanhado em grande gafe. . . mas não!
Sim, convulsão. . .aliás, tendo em conta que convulsão significa grande agitação, entre outros, até é um adjectivo leve de mais para o que se passa neste momento na Grécia, mas aqui vão uns links pra te esclareceres um pouco mais:

http://www.resist.org.uk/reports/archive/greece2006/index.php

http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=en&article_id=668985

há mais, mesmo na imprensa portuguesa!

margarida

Anónimo disse...

É tudo mentira! Isto são coisas fabricadas...

Anónimo disse...

os estudantes na grécia dão um exemplo contra o imobilismo

é preciso agir

por cá maior parte de nós é muito radical na conversa mas depois faz pouco

é preciso mostrar aos estudantes portugueses o exemplo de estudantes noutros países,

que não se deixam tratar como gado e exigem ser tratatos como pessoas, com direitos

Anónimo disse...

mentiras...

Grupo de Acção Estudantil do ISCTE disse...

Rui,

estamos sempre abert@s a sugestões!

o nosso contacto está no cimo da página. . se quiseres dar alguma ideias, fazer propostas de acção, ou somente vires a participar em alguma coisa do GAE, não te inibas, pois também nós achamos que não basta o discurso radical é preciso passar á acção!!

margarida

Anónimo disse...

Uma coisa muito simples é arranjar um marcador e deixar uma frase a publicitar o vosso grupo nas salas de aula. E, pq não, já agora, a dar a url do blog, com letras totalmente garrafais. Poder-se-ia ainda criar um segundo blog, para que alunos de cada licenciatura do ISCTE tenham a possibilidade de expor situações gritantes. Sempre de forma anónima, pq a gente sabe como é...ganha sempre quem tem a faca e o queijo na mão. Seriam coisas mais radicais, uma crítica «underground», poder-se-ia dizer. Não que se vá dizer os podres do iscte, mas, sejamos sincermos, há coisas que só se pode dizer de forma anónima.
Fica a sugestão: criação de um segundo blog que possa ser um espaço de denúncia por parte de todos os alunos do iscte de hoje e daqueles que irão entrar nos próximos anos. Esse blog estaria sempre dependente e em ligação com o GAE [o grupo e algumas figuras do mesmo seriam as caras do movimento, o segundo o blog seria o dos militantes], mas os textos seriam de gente não identificada.
Fica a sugestão.

MiguelFPaula disse...

Ao ultimo anónimo.

Fazes sugestões muito interessantes. Temos tido realmente muita dificuldade em publicitar o nosso blog não é só a associação de estudantes que que vive na paranóia de não permtir que aconteça nada na escola, também temos tido dificulades com oconselho directivo, e a tua sugestão pra divulgar o blog é muito bem-vinda.

Quanto à tua segunda sugestão, já não acho tão praticável. 1º Um blog já é complicado de dinamizar especialmete com o esforço que temos feito de falar de tudo um pouco e de ter gente diferente a dar contributos, quanto às denuncias anónimas, quem nos dera, ter suficiente para dinamizar um blog. Mas por outro lado também temos de ter cuidado para não caírmos na arbitrariedade do anónimato, acho que as pessoas devem ter um espaço(e este blog pretende precisamente fazer isso) para denunciar e discutir, quanto ao anónimato, acho que é aceitável e tens razão há certas coisas que tem de ser feitas dessa forma, mas visto que nós damos a cara por este blog queremos pelo menos que alguém fale com um de nós cara-a-cara, e pra isso basta mandar um mail, penso que é uma exigencia razoável.

Saudações e mais uma vez obrigado.