3 de julho de 2007

RJIES: aprovado . . .


Para que não fique em suspenso, e para que não pareça que a luta não teve consequência, aqui fica uma breve descrição do fatídico dia 28 de Junho.

Começaram a chegar ao meio-dia à AR. Algumas pessoas foram-se concentrado na porta lateral, e afilando-se para, dada a ordem de entrada, estar praparado para entrar!
De entre os "afilados", facilmente se distinguia a causa de alguns.
De entre esses, uns vestiam trajes pretos, com muitos emblemas, num exercicio de identificação entre si, como se duma "ordem" se tratasse, outros vestiam roupa regular, não fosse o uso da
t-shirt do movimento - Parar a Lei! A verdade, é que os de trajes pretos estavam lá dentro no inicio da sessão, e os de roupa regular, estavam cá fora já a discussão tinha terminado. Porquê? Porque à semelhança do que acontece noutros espéctaculos, também no Plenário se pode, e pelos vistos se deve, reservar lugar, caso contrário, fica-se à porta. Fica a lição!!

Apesar de tudo, houve lugares reservados que vagaram, o que permitiu que aqueles que não reservaram entrassem.
Cá fora, esperava-se entrar ou ver sair e perguntar o que se passava lá dentro!
Começámos a ver os trajes pretos, com ares muito sizudos, a sair, "então, a discussão, como tá a correr? A lei foi aprovada?" "não sabemos, saimos antes em sinal de protesto!"
An??????? então protestam antes? nem sabem dizer em que ponto está a discussão? foi isto que foi combinado nesse orgão de grande mérito que é o ENDA? ok, está-se bem entregue!
Passada mais uma horita, aparece o resto da malta que entrou, e que provocou a evacuação das galeiras da AR, por ter gritado "Não à privatização" pouco antes do momento da votação.

O que fizeram? PROTESTARAM! mostraram, sem medo, a sua indignação.
O que lhes aconteceu? NADA! Claroooo, neste país AINDA se pode contestar em voz alta!

Sentimento de dever cumprido! Estava estampado na cara dos "evacuados"!
Depois disto, juntaram-se às faixas e às pancartas de contestação!
O movimento vai continuar, a lei ainda será discutida na especialidade a 17 de Julho, até lá, o "movimento vai-se mover"!!!

P.S.: já agora: a lei foi aprovada, com votos contra de toda a oposição, excepto do PSD que se absteve...

Sem comentários: