22 de janeiro de 2007

OCDE E ENSINO SUPERIOR

Escusado será dizer que este ano vai haver cortes orçamentais no ensino superior, é daquelas verdades Sebastianistas, como os fogos em agosto e os professores do secundário a queixarem-se do concurso de colocação em setembro. No entanto este ano o governo foi obrigado a arranjar qualquer coisa que se parecesse com um argumento porque desta vez os alunos pregaram-lhe uma partida, é que este ano, ao contrário dos últimos 7 (em que houve sempre cortes orçamentais), aumentou o numero de estudantes no ensino superior. Então o governo chamou a cavalaria...
E a OCDE veio dizer "Ah e tal sim senhor, parabéns excelente trabalho o do vosso país. Mas vocês têm mesmo é que se livrar dessa gente que vos anda a atrapalhar, e que tal transformar as universidades em cooperativas e correr com esses energúmenos todos da função pública?!" ao que o governo responde, "epá isso pra já pra já não dava ainda éramos capazes de ter de trabalhar ou assim, mas é uma óptima ideia assim dava pra ir privatizando as faculdades todas! Assim uma de cada vez! Só pra não virem os outros energúmenos por em causa o bom nome do nosso país arduamente conseguido nos últimos anos mostrando o rabo ao Mariano Gago.”
Mas falando mais a sério um pouco, não é por acaso que falo em despedimentos privatizações e em livrarmo-nos dos alunos senão vejamos.
Quando confrontados com a incapacidade do pagamento de salário aos funcionários devido a estes cortes cegos nas faculdades a resposta do governo foi simples e taxativa, nas palavras do ministro “O governo irá ajudar a pagar as rescisões” E aqui temos uma diferença para casos anteriores em que os ministros se desfaziam em frases do género ”as faculdades têm de ter receitas própria” ou” bem! isso vai ter de ser visto caso a caso”. Mas este governo é diferente, são até muito pragmáticos aliás o argumento que foi dado para o corte brutal desta verba do OE é simples e de inferência directa “este ano Bolonha vai estar implementada em 50 por cento dos curso como tal não será necessário tanto dinheiro, e eu bem sei que não vale a pena queixar-me de que Bolonha era pra ser implementada este ano no iscte, MAS NO PRIMEIRO ANO, aconteceu que os meu colegas de terceiro ano tiveram a agradável surpresa de conseguirem ser finalistas um ano mais cedo que o previsto é esta a parte em que eles se esforçam por se livrar de nós só que isto não explica os cortes orçamentais porque, sim temos cursos mais curtos, mas TEMOS MAIS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR QUE NO ANO PASSADO.
Finalmente as privatizações, esta parte não foi escrita por mim, foi retirada de um site o pararbolonha.blogspot.com que é um blog muito bom, que por sua vez o tirou de um outro blog, o Avenida Central, que não é grande coisa
«Notas sobre o novo socialismo [de José Sócrates]: Como privatizar [as] Universidades em 8 actos?»

1 - Pede-se um parecer à OCDE que defenda que as Universidades e [os] Politécnicos passem a ser Fundações;
2 - Diminui-se drasticamente o financiamento das Universidades;
3 - Não se permite que as Universidades usufruam das suas receitas próprias;
4 - Convertem-se as Universidades públicas em Fundações;
5 - Volta a reduzir-se o financiamento do Estado às Universidades;
6 - Começam a surgir notícias sobre a falta de produtividade dos professores universitários e a má atitude dos estudantes.
7 - O Ministro do Ensino Superior afirma: "Perdi as Universidades, os professores e os estudantes mas ganhei os grandes grupos económicos."
8 - Avança a privatização [do Ensino Superior público].
Miguel Paula
(aluno do 1º ano de Marketing)

Sem comentários: