9 de dezembro de 2007

FML PASSA A FUNDAÇÃO

Aqui fica um relato de como as coisas podem vir a acontecer também no ISCTE:

Na última semana houve desenvolvimentos acerca do processo de passagem a fundação da nossa faculdade. Não sei se todos sabem, mas a 10 de Novembro o director da FML deu uma entrevista ao SOL onde dizia que já estava tudo tratado. Após a publicação, o director falou com a AE, tendo dito que era puro sensacionalismo jornalístico.
Dia 21 de Novembro foi a abertura solene do ano académico, onde foi dito que realmente existia um projecto de consórcio que incluía a faculdade, o instituto de medicina molecular e o Hospital de Santa Maria.

A 27 de Novembro houve uma RGA, onde estavam presentes cerca de 100 pessoas. Na altura da votação, já só com 68 alunos presentes, foi aprovada a posição contra a passagem a fundação (com 48 votos a favor, 20 abstenções). Após esta RGA, o director falou novamente com a AE, dizendo que a privatização esta fora de questão, que o que existia era um projecto de um consórcio. Disse que estaria disponível para uma sessão de esclarecimentos. Mais tarde viémos a saber que o reitor (Sampaio da Nóvoa) também quereria vir à sessão de esclarecimentos, assim como o Presidente da FLAD (Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento, membro da assembleia estatutária da UL).
Na quarta-feira passada (5 de Dezembro) soubémos que há efectivamente um projecto de fundação e que os grupos Mello e Espírito Santo já tinham sido contactados. A sessão de esclarecimentos vai ser dia 14 de Dezembro. Ontem o director voltou a falar com a AE e repetiu o mesmo discurso.

Ou seja: vai acontecer o que era previsto. Já há grandes movimentações nesse sentido, grupos económicos ao barulho, multinacionais, enfim. Sim, era previsível. No entanto temos a sensação de que é muito pior do que o que tínhamos imaginado e que está a acontecer a um ritmo difícil de acompanhar.

O que é que vamos fazer agora? Hoje lá recuperámos do choque e conseguimos delinear um plano de acção.
Estivémos a falar com a Isabel do Carmo. Percebemos que a maior parte dos professores (e ela está bastante próxima da administração do hospital) ainda sabe menos do que nós. A conversa foi bastante útil, porque conseguimos ficar com uma ideia do que se está a passar e o nível de desinformação. Já fizémos uma lista de professores com quem vamos tentar falar (pessoas que conhecemos e que sabemos que são sensíveis a este assunto) e tentar mobilizá-los para a sessão de esclarecimentos (juntamente com estudantes e funcionários).
Já solicitámos uma audição ao reitor da UL, queríamos tentar falar com ele antes da sessão de esclarecimentos.

Portanto, a próxima semana vai ser essencialmente preenchida com trabalho a tentar mobilizar professores, estudantes e funcionários para a sessão de esclarecimentos.
A seguir a esta sessão vamos fazer um comunicado de imprensa e divulgar o que se está a passar na nossa Faculdade. É preciso que isto seja falado fora das paredes do hospital. Estamos também a pensar recolher assinaturas contra a passagem a fundação.

Estamos ainda a tentar convocar uma Assembleia de Representantes antes que este órgão seja extinto. Vamos entregar o pedido na segunda-feira, mas esta provavelmente só acontecerá depois da sessão de esclarecimentos. Se tudo correr bem, quando esta acontecer, já teremos professores, estudantes e funcionários informados e com uma opinião. Temos também a decisão que saiu de RGA. O objectivo é tentar usar a última sessão da Assembleia de Representantes para conseguir uma tomada de posição (que ainda é preciso definir).

E pronto. O RJIEs é mesmo real, as fundações também.
Digam coisas, se tiverem alguma ideia brilhante ou algo a dizer sobre isto tudo. Todas as cabeças pensantes (e os seus pensamentos) são bem vindas.

Sem comentários: