18 de março de 2007

Ainda A.G.A.

Por enquanto @s estudantes do ISCTE ainda podem gozar duma A.G.A.
Nu futuro, apenas aqueles que pagarem cota poderão! Basta que a proposta de alteração dos estatutos da AE (aprovada em RGA por uma audiência nada representativa), seja promulgada em DR. Até lá resta-nos correr contra o tempo e aproveitar os últimos dias de alguma participação democrática de tod@s @s alun@s do ISCTE.
Assim fez o GAE na última A.G.A. convocada pela Mesa da Assembleia Geral de Alunos, no último dia 12.

A Ordem de Trabalhos (OT) pré-estabelecida centrava-se sobre a abertura do processo eleitoral para a Associação de Estudantes do ISCTE, aprovando-se tanto o regulamento como o próprio calendário eleitorais.

O GAE começou bem!
Conseguindo logo no início aprovar o acrescento do ponto Outros Assuntos à OT, sendo que este seria dedicado a discutir o ISCTE e o Ensino Superior.
Face à escassez de plenários de estudantes no ISCTE, face ao desinteresse por parte da AE em promover o debate com maior frequência entre @s estudantes, o GAE considerou que esta seria uma boa oportunidade de, ainda que com fraca audiência, discutir os problemas mais evidentes para quem estuda no Ensino Superior em geral, e no ISCTE em particular. Assim foi!
Este ponto foi fundamental para elevar o debate, obrigando este a decorrer com razoável número de intervenções, bastante participado, não se cingindo ás questões de regulamentação da campanha.
O GAE começou por falar da questão da NÃO emissão de certificados de habilitações por parte do ISCTE. A verdade é que já chegaram a nós, via mail, algumas queixas de estudantes sobre o facto de não se poderem inscrever em mestrados, nem tão pouco arranjarem emprego, pois o ISCTE de há 1 ano para cá não tem passado certificados! Assim que estas informações nos chegaram, tratámos de falar com a Secretaria, e a situação foi-nos confirmada. O GAE pretendia assim fazer com que a AE tomasse alguma posição face a esta situação, tendo esta manifestado total desconhecimento da mesma.
Falou-se também muito da Acção Social no ISCTE, também devido a rumores de aumentos no pagamento de propinas pelos estudantes bolseiros face a um adiamento no pagamento das bolsas pelo ISCTE. Porém o Presidente da AE garantiu que em nada mudará o valor de propinas a pagar pelos mesmos, não tendo os bolseiros com que se preocupar. . .!

Para além de algumas pequenas alterações ao regulamento eleitoral, o GAE propôs e conseguiu aprovar:
Que as actas das reuniões passem a estar disponíveis para consulta de tod@ @s estudantes, 5 dias úteis após cada A.G.A. Já por 3 vezes tentámos obter as actas de reuniões anteriores e não nos foi possível.

AEISCTE promover um debate, na terceira semana de Maio, com a presença do Presidente do ISCTE, bem como da Presidente do Conselho Pedagógico, cujo tema seria Balanço do Processo de Bolonha, e a sua aplicação no ISCTE. O nosso objectivo com esta proposta foi a criação de mais um momento onde os estudantes poderão manifestar-se, e devemos tod@s fazê-lo, confrontando dois representantes das entidades responsáveis pela aplicação de Bolonha.

São poucos os momentos de manifestação dos estudantes!
Mesmo assim, há que não desanimar, e ainda menos pensar em desistir...o GAE chegou para ficar, pelo menos enquanto houver estudantes sem representação, problemas sem solução, e sobretudo, FALTA DE RESIGNAÇÃO!!!!

margarida santos

16 comentários:

Anónimo disse...

Chega de Lista U. 2 demissoes ocultas!Lider que ninguem conhece!Chega!

Anónimo disse...

Chega de lista U!2 demissoes ocultas!lider que ninguem conhece!Cehga

Grupo de Acção Estudantil do ISCTE disse...

ah, ainda bem ke te identificaste, aloo é muito mais esclarecedor!!
olha, não faço ideia do que é que o teu comment tem a ver com o nosso post (do gae)sobre a AGA, podes clarificar?

margarida santos

Anónimo disse...

Um grito de alerta para as proximas eleiçoes...

Anónimo disse...

Focalizem se nos erros da actual AE e nao dispersem!Perdem imensos trunfos assim...

Anónimo disse...

Vao em frente!

Maria Duarte

Anónimo disse...

Sou de gestao e reconheço que votei sempre U, mas acho incrivel estes gajos, eles nao fazem nada!So festas e mesmo assim ja nao prestam!

Anónimo disse...

nao assinei antes

Bruno Andre Campos

Grupo de Acção Estudantil do ISCTE disse...

Aos descontentes e que se manifestaram:

Se pudessem enviar-nos o vosso contacto, o de mail, para podermos trocar algumas ideias. . . também nós estamos muito descontentes, e quem sabe não será possível dar alguma volta a isso!!!
obrigada,
margarida

MAIL DO GAE: GAE_ISCTE@YAHOO.COM

Grupo de Acção Estudantil do ISCTE disse...

ao comment do "aloo":

apenas agora apercebo o teu comment!
já sabes o nosso mail. . alguma ideia que queiras dar, força!, não te acanhes!
bjns,
margarida

Anónimo disse...

Nao falhem!Ha muita porcaria la dentro!Nao falhem!Denunciem!

Anónimo disse...

Alguem que chame uma equipa de limpeza!!

Anónimo disse...

Es muito boa margaridaaa!

Anónimo disse...

ah e tal...

Anónimo disse...

espero que não haja censura neste blog... o Salazar já morreu!

Anónimo disse...

parece que os mafiosos da lista U voltaram a ganhar!!!!!!! Pelos resultados parece que eles são mesmo bons...